Aposentadoria INSS 2018 — Como dar entrada, Online e Telefone

A aposentadoria INSS 2018 é o benefício concedido pelo Instituto Nacional do Serviço Social para quem trabalhou com carteira assinada num período de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. O benefício é oferecido em forma de salário, e para quem já deu entrada na aposentadoria é possível realizar o saque mensal em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou de sua instituição financeira de preferência.

Contudo, embora haja muitas informações sobre a aposentadoria INSS, muita gente ainda fica em dúvidas sobre o que é o benefício e quem, e como, pode dar entrada na aposentadoria.

A fim de esclarecer essas e outras dúvidas, elaboramos um artigo completo contendo todas as informações mais importantes acerca da Aposentadoria INSS. Dessa você, se você está pensando em se aposentar e deseja, assim, planejar como passará esse período de descanso, continue lendo para saber mais sobre o benefício!

O que é a aposentadoria INSS?

A aposentadoria por tempo de trabalho é o período em que o contribuinte deseja encerrar suas atividades profissionais e, enfim, conseguir o descanso merecido por tanto tempo de trabalho. Para se aposentar, o trabalhador deverá ter um determinado tempo de contribuição.

Aposentadoria INSS 2018

O principal é, para homens, ter contribuído por – pelo menos – 35 anos. Para as mulheres o período é um pouco menor, sendo necessário 30 anos de contribuição para poder dar entrada no benefício.

Há três regras principais que devem ser levadas em consideração por aqueles que desejam se aposentar. São elas:


Regra 85/95 Progressiva: Não há idade mínima para dar entrada e é somado a idade mais o tempo de contribuição dos interessados. Por exemplo: 85 anos para mulheres e 95 anos para os homens. Para dar entrada, será necessário possuir 180 meses trabalhados.


Regra com 30/35 anos de contribuição: Também não há uma idade mínima para dar entrada. Aqui, o homem terá que ter contribuído por, no mínimo, 35 anos e as mulheres, 30 anos. Também será necessário ter trabalhado 180 meses para efeitos de carência.


Regra Proporcional: Idade mínima de 48 anos para mulheres e de 53 anos para homens. É levado em conta o tempo total de contribuição.


Dessa maneira, podemos concluir que a aposentadoria INSS é o benefício oferecido pela Previdência Social levando em consideração o tempo de contribuição que o trabalhador teve durante seus anos de trabalho com carteira assinada.

Quem pode dar entrada na aposentadoria INSS?

Qualquer pessoa que tenha trabalhado por 180 meses de carteira assinada tem direito a dar entrada no benefício do INSS 2018. Contudo, será preciso seguir algumas regras, como você pôde ver no tópico acima.

O valor do benefício é de acordo com o salário recebido pelo contribuinte durante seus anos de trabalho. Porém, não é o valor integral: o valor do recebido através do benefício fica na casa dos 70% a 90% do salário que o trabalhador recebia ao exercer a sua profissão.

Então, pode-se presumir que homens e mulheres que atendem as regras de contribuição do INSS têm o direito de dar entrada na aposentadoria.

Sabendo disso, continue lendo para saber o que deverá ser feito para começar a receber o benefício. Confira!

Como dar entrada na aposentadoria INSS 2018?

Para começar a receber o seu benefício será necessário dar entrada em alguma agência do INSS. Mas, para isso, será preciso realizar o agendamento INSS antes – que pode ser efetuado tanto pelo telefone quanto pelo site da instituição.

O procedimento é simples e será necessário ter os documentos pessoais em mãos, assim como documentos que comprovem o tempo de contribuição com o seguro social. Geralmente, a carteira de trabalho é o suficiente para comprovar esse último pré-requisito.

Então, antes de dar entrada na aposentadoria, o interessado deverá realizar o agendamento. Veja como fazer isso seguindo as nossas dicas abaixo:

Pela internet

Para realizar o agendamento pela internet é muito simples. Leia atentamente os passos abaixo e faça tudo que for dito:

Aposentadoria INSS 2018


O primeiro passo a ser dado é abrir uma nova aba em seu navegador e digitar o endereço eletrônico a seguir no campo indicado: www.inss.gov.br e espere a página carregar.


Depois será necessário selecionar a aposentadoria por tempo de trabalho na lista de benefícios. Em seguida, deverá digitar um código verificador e clicar em Avançar.


Agora será necessário selecionar a unidade de atendimento, responder algumas perguntas relacionadas ao tempo de trabalho e a confirmação do requerimento. Depois de comprovar a solicitação, o contribuinte deverá ir até a agência INSS indicada para dar entrada na aposentadoria.

Pelo telefone

Aposentadoria INSS 2018Por telefone é mais simples ainda. Basta ligar para o número 135 e estar com todos os documentos em mãos. Informe que você deseja agendar uma visita para dar entrada na aposentadoria. A atendente fornecerá todas as informações, como endereço da unidade mais próxima e quais os documentos serão necessários levar.

A partir de então, é só ir na unidade no dia e o local combinado para dar entrada na aposentadoria INSS.

E você, está com alguma dúvida sobre a Aposentadoria INSS 2018 ou gostaria de compartilhar alguma experiência? Deixe um comentário!

Aposentadoria INSS 2018 — Como dar entrada, Online e Telefone
Avalie este artigo!

Deixe um Comentário