CND INSS 2018 — Como emitir, Consulta, Pessoa Física e Jurídica

A CND INSS 2018, também conhecida como Certidão Negativa de Débito, é um documento emitido pela Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz) com o objetivo de mostrar se existência pendência de débitos tributários do contribuinte. Quando não há nenhum tipo de pendência, o documento é emitido. Dessa maneira, o documento serve para demonstrar que o requerente não possui nenhum tipo de pendência com a Previdência Social e nem com o INSS.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode requerer a emissão do documento. E a boa notícia é que todo o processo pode ser realizado online, através do próprio site da entidade.

O INSS 2018 é a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social e tem como principal objetivo recolher contribuições para, posteriormente, pagar benefícios aos contribuintes, como aposentadorias, pensões e auxílios relacionados a doenças e em caso de óbito.

No conteúdo a seguir falaremos mais sobre a CND INSS e mostraremos, também, o que deverá ser feito para emitir e consultar o documento. Além de aprender o que é e para que serve. Confira!

Para que serve a CND INSS 2018?

Também conhecida como Certidão Negativa de Débitos, a CND é um documento essencial para todos os contribuintes que desejam provar que não possuem débitos relacionados a instituição. Como as contribuições previdenciárias são garantidas por lei, deixar de contribuir pode acarretar em uma série de problemas para os cidadãos brasileiros.

CND INSS 2018

Dessa maneira, esse documento é uma prova que é valida por 180 dias de que o solicitante não possui dívidas com a previdência e que está em dia com suas contribuições tributárias.

Caso o contribuinte esteja com alguma dívida em relação ao pagamento dos tributos obrigatórios, uma Certidão Positiva é emitida, detalhando todos os débitos relacionados aquele contribuinte.

Há alguns tipos diferentes de Certidões. Veja os principais tipos de documentos a seguir:


Certidão Negativa do Imóvel: declara que o imóvel não possui pendências que impossibilitem a sua venda, tais como: alienação, inventários, impostos atrasados, etc;


Certidão Negativa de Protesto: justifica a existência ou não de dívidas junto ao cartório de protestos, tais como: nota promissória, cheques, duplicatas, etc;


Certidão Negativa de Débitos Previdenciários: comprova a regularidade em relação às contribuições da previdência, incluindo inscrições em dívida ativa do INSS;


Certidão Negativa de Antecedentes Criminais: atesta a existência ou não de pendências criminais junto ao Instituto de Identificação da Polícia Civil, Órgão da Secretaria de Segurança Pública de cada estado ou Polícia Federal.


Como emitir a CND INSS?

A emissão da CND INSS 2018 poderá ser realizado tanto no site da Receita Federal quanto no site do Dataprev. O procedimento é online, gratuito e muito rápido de ser executado. Antes de realizar a emissão, será necessário realizar a consulta para saber se há pendências ou não relacionadas ao documento pesquisado.

Pessoas físicas deverão preencher o número do CPF que deseja consultar, a medida que pessoas jurídicas deverão informar os 14 dígitos do CNPJ para poder realizar a consulta.

Depois de realizar esse processo, aparecerá a opção de emitir o documento. Será preciso ter uma impressora funcionando para que a emissão da CND INSS aconteça de forma rápida e precisa.

Outra forma de emitir a CND INSS é indo em uma unidade da Receita Federal, com os documentos originais em mão e solicitar a emissão. Se você deseja consultar um CPF de outra pessoa, deverá apresentar o

Consulta CND INSS?

A emissão poderá ser realizada no próprio site do Governo Federal. Todo o procedimento é bastante simples e pode ser feito com apenas algumas informações e cliques no mouse. Tudo que será necessário é ter os documentos em mãos; o CPF para pessoas físicas ou o CNPJ para pessoas jurídicas.

Dessa maneira, qualquer pessoa poderá requerer a emissão do documento. Veja o passo a passo que elaboramos para pessoas jurídicas ou físicas:

Pessoas físicas

CND INSS 2018


Passo 1: acesse o site da Receita Federal através do endereço a seguir: www.receita.fazenda.gov.br e espere a página carregar completamente.


Passo 2: agora será necessário informar o número do CPF que deseja consultar e uns caracteres que aparecem na caixa abaixo. Depois de inserir essas informações, clique em Consultar.


Passo 3: dentro de poucos segundos o sistema retornará com as informações relacionadas a sua busca.


Passo 4: parece emitir o documento, clique em Imprimir. Espere até que a impressão seja realizada. Pronto!


Pessoas jurídicas

CND INSS 2018


Passo 1: acessa a página destinada para empresas e pessoas jurídicas através do endereço a seguir: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CndConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?Tipo=1.


Passo 2: insira o número do CNPJ no campo indicado e, em seguida, informe os caracteres que são mostrados. Depois de preencher ambos os campos, clique em Consultar.


Passo 3: o sistema retornará com as informações relacionadas a sua consulta. Pronto, agora você poderá imprimir o documento e, assim, emitir a sua CND INSS.


Seguindo essas dicas, você poderá consultar e emitir a CND INSS 2018 sem maiores dificuldades. E caso tenha ficado com alguma dúvida, é só deixar um comentário para que a gente possa te ajudar.

CND INSS 2018 — Como emitir, Consulta, Pessoa Física e Jurídica
Avalie este artigo!

Deixe um Comentário