Consulta INSS 2018 — Saldo e Situação do Benefício → (CONFIRA)

A consulta INSS 2018 é uma ação onde o beneficiário acessa a sua conta para consultar o saldo relacionado a seu benefício. Há uns 10 anos atrás, a consulta ao benefício INSS só poderia ser realizada em alguma unidade do órgão. Hoje, graças a internet, qualquer pessoa que tenha acesso a grande rede poderá acessar o site da instituição e, rapidamente, consultar a situação do seu benefício.

Os tipos de benefícios mais procurados pelos contribuintes são a aposentadoria por idade, aposentadoria por contribuição, auxílio-doença, pensão por morte e aposentadoria por invalidez.

No conteúdo a seguir, nós falaremos sobre as informações mais importantes acerca da consulta ao benefício. Mostraremos o que deve ser feito para consultar a situação, o saldo e, no fim, como saber o número de seu benefício. Confira!

Consulta INSS 2018 (Saldo)

Todo mês é depositado um valor referente ao pagamento do benefício da aposentadoria, porém muitos beneficiários não sabem como consultar o saldo. A Previdência Social disponibilizar um site exclusivo chamado Meu INSS para que os aposentados façam essa consulta.

Veja o passo a passo abaixo para realizar a consulta INSS 2018:

Consulta INSS 2018

  • Acesse o site meu.inss.gov.br;
  • Na lateral esquerda, clique em Extrato Previdenciário;
  • Realize o login;
  • Por fim, consulte o seu Saldo.

Consulta situação benefício INSS

A consulta da situação do benefício serve, basicamente, para saber como anda a sua solicitação junto ao INSS 2018. Por exemplo, se você deu entrada na aposentadoria, auxílio-doença ou qualquer outra cobertura oferecida pela instituição, na internet é possível consultar a situação de seu pedido.

Consulta INSS 2018

Se ele estiver sendo analisado, foi negado ou se foi aceito, nessa consulta será possível saber. Contudo, será preciso contar com alguns documentos pessoais, como: CPF, RG e o número do benefício.

Além da internet, o benefício poderá ser consultado através do telefone 135. Basta ligar, fornecer os seus dados e requerer o status do seu pedido.

Depois de realizar o pedido, o solicitante deverá esperar de 15 a 30 dias úteis a apuração e a perícia para saber, enfim, como está o andamento do benefício. Caso tenha faltado alguma informação, o órgão envia uma carta exigindo os dados complementares para atualizar o seu cadastro.

No tópico abaixo nós mostraremos como você poderá realizar essa consulta de duas formas diferentes: uma através do telefone e outra por meio da internet. Confira!

Como fazer a consulta situação benefício?

A consulta poderá ser feita de duas maneiras diferentes: uma é pelo site da Previdência Social e outra é via telefone. As duas formas são bem simples e tudo que você deverá ter em mãos é o número do benefício do INSS, o seu CPF e o seu nome completo.

Para facilitar ainda mais o processo, elaboramos um passo a passo muito fácil de ser seguido. Saiba mais a seguir:

Consulta INSS 2018


Passo 1: abra uma nova aba em seu navegador e digite o endereço eletrônico a seguir no campo indicado: https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml e aperte a tecla enter. Espere a página carregar completamente para visualizar todas as informações.


Passo 2: agora você deverá escolher qual tipo de consulta deseja fazer: acompanhar o pedido do benefício ou o resultado da perícia. Clique na primeira opção e espere alguns segundos.


Passo 3: nessa página será necessário informar o seu CPF, o número do seu benefício INSS, a data de nascimento e o nome do beneficiário que deseja realizar a consulta. Depois de preencher todos esses campos, preencha o código de verificação e depois clique em Visualizar.


Passo 4: pronto! Agora será necessário esperar alguns instantes até que o sistema retorne com as informações relacionadas a situação do seu benefício.


Se você não quiser, ou não puder, consultar o benefício INSS através da internet, há alternativa do telefone. Veja a seguir o que deve ser feito:

Pelo telefone

Consulta INSS 2018O primeiro passo a ser dado é ligar para o número da Previdência Social discando 135. Em seguida, será necessário informar o tipo de atendimento que deseja receber. Será necessário informar o seu nome completo, CPF e o número de seu benefício. Dentro de poucos segundos um funcionário da entidade lhe dirá como anda a situação do seu pedido.

Como saber o número INSS?

Para saber o número do seu benefício você terá que ligar para o telefone 135 e agendar uma consulta em uma das unidades do INSS. Esse número é sigiloso e, por isso, não pode ser concedido através da internet.

Por conta disso, o beneficiário terá que realizar o agendamento por telefone ou pela internet, através do próprio site do seguro social.

Consulta INSS 2018


Passo 01: Para agendar, acesse: https://requerimento.inss.gov.br/pages/agendamento/selecionarServico.xhtml e escolha o tipo de benefício que você deseja consultar.


Passo 02: Em seguida, será necessário responder algumas perguntas e, depois disso, fornecer algumas informações adicionais. Depois será preciso comprovar e confirmar o requerimento.


Passo 03: Depois de todo esse processo, a sua consulta será agendada. Um endereço será fornecido, assim como um horário para atendimento.


Ao chegar na agência, um funcionário lhe concederá o número do seu benefício INSS. Será preciso levar os seguintes documentos para obter a numeração: RG e CPF. Após entregar os documentos para a atendente e informar que você deseja obter o número, ela lhe fornecerá a numeração relacionada ao seu benefício.

Com o número, você poderá consultar a situação e o andamento do seu pedido.

Ficou com alguma dúvida relacionada a consulta INSS 2018? Deixe um comentário!

Consulta INSS 2018 — Saldo e Situação do Benefício → (CONFIRA)
Avalie este artigo!

Deixe um Comentário